terça-feira, 19 de março de 2013

SESC e outras coisinhas...


Só gostaria de compartilhar...: 

Não digo bastante, mas em SP cinzão tem alguns espaços muito bacanas para exercitar a reflexão, o corpo, os sentidos, a estética, interatividade, senso de comunidade...enfim...nos sentir "vivos". Esquecer o Metrô lotado, o transito caótico, a pobreza, a violência. Gente, HÁ SIM, "entretenimento" sadio e enriquecedor bem pertinho e acessível. Melhor do que Faustão, BBB, CQC, Facebook, instagram e sei lá mais o quê...inclusive jogo do Santos...rs

Estivemos, Camila, Yuri e eu no Sesc Belenzinho no sábado. Estar num Sesc é sempre uma experiência nova e revitalizante. E de onde você estiver, sente-se no chão, plante bananeira, se é assim que quer experimentar. Faça seu ângulo. Camila conversou com um amigo grafiteiro, vimos uma permormance estranha e instigante e um grande estilista trabalhando ao vivo. Desfilamos os 3 numa passarela virtual e nos assistimos num telão imenso. E tudo isso é interligado. Instigante, provocativo, muito divertido e reflexivo...Yuri brincou no espaço das crianças com brinquedos lúdicos, ideais para a idade dele, além de interagir com os amiguinhos e usar a criatividade bruta que lhe é inerente como criança. Nada de eletronices viciantes. Não ensinemos nossos filhos a usar internet e video games só para nos "darem sossego". Eles precisam interagir com os amigos e com o mundo, com a natureza, eles precisam queimar calorias, precisam usar a energia para criar, desenvolver o pensamento. Eles QUEREM ler, querem compreender, querem criticar e a gente é que pode acabar com isso e ajudar a torná-los preguiçosos iguais a gente. Enfim...ainda experimentamos os aparelhos de ginástica e a excelente cozinha do lugar. Tudo isso em poucas horas e DE GRAÇA! Só pagamos a comida e o estacionamento, claro. E mesmo grandes espetáculos tem seu preço quase que simbólico.

Nesses lugares eu me sinto importante e respeitado. É o SESC simplesmente devolvendo à população em forma de Cultura, esporte, lazer, arte, desenvolvimento pessoal, tudo aquilo que ela mesma produz com trabalho árduo. Ou seja, O SESC faz tudo aquilo que nossos governos dizem que fazem, mas não fazem, ou fazem de fachada e porcamente. Porque será?



...

E aqui embaixo, um cineclube que debate e ajuda a expandir nossas conciências no meio socio-ambiental e também como individuos, claro. É ou não para sair uma nova pessoa de um lugar desses? Com novas posturas e visões. E tudo começa com a gente. De dentro pra fora. O oceano é feito de pequenas gotas, não?

"Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro enfrenta, ao mesmo tempo, grandes perigos e grandes promessas. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio da uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos somar forças para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura de paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações."                                                                                                                                                                    (Preâmbulo da Carta da Terra)

7 ameaças à sustentabilidade, segundo Gandhi:

•    Riqueza sem trabalho
•    Prazer sem responsabilidade
•    Conhecimento sem valores
•    Negócios sem ética
•    Ciência sem compromisso humanitário
•    Religião sem altruísmo
•    Política sem princípios

Bora explorar tudo isso? Mexer com a rotina e sair da roda um pouco. Só faz bem!

http://www.cineclubesocioambiental.org.br/ocineclube/apresentacao.php

http://www.sescsp.org.br/sesc/

Mais ainda: Sei que todo mundo conhece esses outros lugares, mas dar uma espiada na programação sempre pode gerar uma grata surpresa:

www.centrocultural.sp.gov.br

http://www.bb.com.br/portalbb/home22,128,10161,0,0,1,1.bb?codigoMenu=9897


Abraços!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom !

Open My Illusions disse...

Está muito legal seu Blog!

"Ótima citação:

7 ameaças à sustentabilidade, segundo Gandhi:

• Riqueza sem trabalho
• Prazer sem responsabilidade
• Conhecimento sem valores
• Negócios sem ética
• Ciência sem compromisso humanitário
• Religião sem altruísmo
• Política sem princípios"

Um abraço!

Postar um comentário

fala que eu te escuto: