terça-feira, 1 de novembro de 2011

Linkando assuntos nada a ver...(ou tudo) e ATENÇÃO!!!



Tô acabando a série A Torre Negra. 325 páginas do último livro de 7. Mais de 4.000 páginas e 1 ano de leitura quase diária. Não falarei mais da saga aqui. Só digo que, embora eu nem saiba o final, já foi a maior aventura que li. Vai ficar em minha memória até minha morte. Sério! Como pode uma leitura ficar tão viva, seus personagens se tornarem seus amigos dessa forma?



Pensando nisso e viajando na maionese, penso que é porque prestamos atenção enquanto estamos lendo. Na nossa VIDA, muitas vezes deixamos passar batido vários detalhes e gestos singelos, porém importantes e poderosos. Com isso, vamos deixando de regar nossas plantinhas e quando percebemos ela já está seca. Morta. Lembro às vezes de detalhes de personagens e não lembro de detalhes de pessoas que passaram por minha vida. Prestemos mais atenção a todos a nosso redor. A tudo, aliás. Tem um filme bobinho, porém como uma mensagem poderosa que é Click. Sim, aquele com o ator "não sério" Adam Sandler. Qualidade do filmè à parte, ele retrata em forma de comédia (ou drama?) como podem se tornar graves e irreparáveis nossas distrações no dia a dia. Facebook, twitter, celular, T.V, trabalho demasiado: Damos mais importância para coisas banais do que as que realmente importam. Atenção, atenção, atenção! Lembrei disso também do Livro A Ilha, de Aldous Huxley. Outra leitura imperdível.

Enfim, eu estou tentando me policiar e prestar atenção ao redor. Em feições. Em olhares (que podem dizer mais que palavras), em gestos, em atitudes. Nos meus filhos, meus pais, meus amigos, minha cadelinha.

Em tempo: Usemos a tecnologia de nossos celulares para (nos) despertar de 30 em 30 minutos. Que seja para olhar ao redor do escritório, a olhar para o céu azul, ou cinza, para olhar o colega ao lado ou mesmo a menina passando (rs)...para OLHAR DENTRO DA MENTE e perceber no que estamos matutando, se vale a pena desprender esforço mental no assunto, ESPIAR O CORAÇÃO e avaliar se está tudo bem, se algo está pesando...Isso nos ajuda a nos localizarmos no mundo.

Todos nós temos infinitos exemplos de como perdemos tempo, mas não sou psicólogo, não sou esotérico e não sou Robert Smith (hehehe). Sou Pop e é legal termos vários filmes, livros, músicas que podem nos servir para refletir e até despertar.



Bom feriado a todos!

3 comentários:

Camila disse...

Todo mundo está tão ocupado com si próprio que esquecem o por que vieram ao mundo...

Aliny disse...

É capaz de programarmos o alarme do celular para nos "despertar" a cada 30 minutos, porém quando tocar o celular, nos perguntarmos "ué, para que eu programei o alarme?", sem nos recordarmos do motivo... ou pensarmos assim, "ai, agora não dá, não tenho tempo para tentar ficar desperto, daqui a pouco tento"....

Muito válida a dica de utilizarmos filmes, livros e músicas para auxiliar na reflexão de nossas vidas. É isso aí... e psicologicamente falando, se já somos capazes de refletir, por ser ato consciente, neste momento estamos atentos e, de certa forma, despertos. Ao menos a mente está direcionada por esforço próprio e não por identificação externa. Apenas temos que nos atentar para o fato de estarmos realmente direcionando conscientivamente nossos pensamentos para a reflexão, e não dando asas à imaginação, fantasiando ou sonhando sobre o fato... o que não tem nada de "desperto".

Quanto a prestar atenção em pequenos detalhes - embora eu considere o sol um "gigante" detalhe - com sua licença, tenho uma dica: há uns dois meses criei o hábito de colocar a cabeça para fora da janela do 2º andar e "respirar o sol" (na verdade apenas inspiro o máximo de ar que posso, prendo-os nos pulmões, com os olhos fechados, sem pensar em nada e sentindo o calor do sol no rosto). Olha, se é psicológico, científico, medicinal, esotérico, místico, físico, material, ou o que quer que chamem, ou tudo isso junto, eu não sei, porém desde então, meu humor e auto-estima estão "up", o que tem influenciado em pequenas decisões, em pequenas mudanças de comportamento, e que aos poucos mudou o meu dia-a-dia e a forma de tratar e de ser tratada pelas pessoas, pela vida, e devo dizer por experiência própria que muitas coisas mudaram. De dentro para fora. Com um ato simples assim, que não leva um minuto de tempo. E se está chovendo ainda assim vou à janela e "respiro o sol", porque ele está no mesmo lugar sempre. E aos poucos deixei de reclamar da chuva, e a valorizei mais também, mudando agora um pouquinho o foco, pois mesmo que torne a cidade caótica (pensem no metrô e no trânsito... afs), penso que é como se fosse um preço a pagar por termos o direito de receber água para limpar o ar que tratamos de poluir, e para repor a água que consumimos e muitas vezes desperdiçamos... não é verdade? Bom, enfim, a VIDA é linda... os sistemas não são, o mundo está uma caca- concordo, mas a VIDA, simples como ela é, é linda sim, rs.

Tenhamos um excelente final de semana, repleto de alegria, seja de sol ou de chuva....... porém repleto de VIDA!!!

Charlotte Sometimes disse...

...

Postar um comentário

fala que eu te escuto: