quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Nossa natureza selvagem

Quanto de nós ainda resiste? Estamos totalmente entregues aos "prazeres" e "confortos" da tecnologia. À toda essa modernidade e consumismos exacerbados. À toda a ganância e competição e luta para "ser alguém"...
Essa gaiola social nos aprisiona e quer nos convencer sermos livres.
Tá tudo podre, tudo errado: Fazemos ginástica em apto, em esteiras elétricas, bicicletas eletrônicas...quando o melhor do andar, do pedalar, é estar ao ar livre. Fazemos isso automaticamente e assistindo a novela, quando o melhor de se andar, se pedalar, é também exercitar o pensamento, de higienizar a mente, colocar pingos e vírgulas, revisar o dia, a semana...a vida. Até exercícios viraram "obrigação" social.
Ficamos trancados em faculdades chinfrins aprendendo nada, pagando fortunas de mensalidades para sermos "alguém na vida". Porque se meu salário for maior do que do meu vizinho, do meu amigo, serei melhor do que ele. EM TUDO! Mais "bem sucedido". Numa seleção para algum cargo, quem tem "facurdade" leva vantagem. Concordo plenamente, afinal, a pessoa gastou muito tempo e dinheiro se formando (e só por isso), portanto, merece sim sair na frente. Pode ser uma pessoa escrota, egocêntrica e mal educada. Ou invejosa e traiçoeira. Que importa isso? Não está no currículo.
A gente "entra" numa religião (na verdade, igreja) porque é feio e inaceitável não ter nenhuma. É anti-social. Ou porque fizemos escolhas erradas, ou algumas cagadinhas na vida e agora Deus vai me ajudar a consertar tudo. Estou salvo. E fugindo das responsabilidades...Pergunto: Religião garante que uma pessoa melhore? Que invista em se auto-enxergar e reavaliar suas atitudes? Não a julgar os outros? Sempre os erros dos outros são visíveis e abomináveis, enquanto a gente só tem umas besteirinhas para arrumar. Muito cuidado, pois a maioria são Universidades de Hipocrisia. Saem verdadeiros mestres de lá. Vejam bem, estou falando dessas organizações de religiosidade discutível. Religiões e crenças, propriamente ditas, nada contra. cada um na sua.
Mas sempre foi assim, não? É gente fina quem tem o melhor tênis, as roupas mais caras (às vezes nem as mais bonitas), o melhor carro (ou mais caro), celular...Chegamos a um ponto em que celular que serve só para fazer e receber ligações é coisa de "atrasado", fora de moda, um absurdo! não tem bluetooth? Touch isso, aquilo...
Celular é maravilhoso. Para emergências, para não ter ir até o orelhão na chuva. O automóvel também é uma grande invenção. Como a geladeira também é. As funções são diferentes, mas são objetos inventados pelo homem afim de conseguir mais autonomia, conforto. Mas tudo vira Status Quo, vira troféu, vira simbolo de imponência e ostentação.
Relacionamentos e "amores" são trocados como se troca de pijama. Como se as pessoas fossem......um celular que enjoamos, uma pulseira. Acha exagero? Olhe em volta. Converse sobre isso com jovens.
Não sei exatamente qual o sentido da vida humana na terra, se é que há um sentido claro e objetivo, mas não há dúvidas que o relacionamento entre nós mesmos e a natureza tem papel mais do que fundamental e essencial em tudo. Até para aprofundarmo-nos no auto-conhecimento. E não digo isso superficialmente, mas intensamente.
Acho que perdi o bonde do mundo.
Dá para escrever páginas e mais páginas sobre como, em algum momento (que ainda não sei), ou desde sempre, perdi o bonde dos anos 2000. Ou da história, da minha história, da minha natureza, meu amor próprio. Não é de todo ruim. Me fez abrir o coração e a mente para algumas coisas. Foram pequenos rasgos, que não se fecham nunca mais e ainda vão aumentar de tamanho. Tenho medo pra caramba, mas não dá para fugir. O bonde foi embora e não volta mais. Não tem problema. Prefiro arrumar um mapa do seu itinerário e fazer eu mesmo meu caminho.
.
.
.
Queria indicar o filme NA NATUREZA SELVAGEM. É baseado numa vida real e inspiradora. A trilha sonora, para quem presta atenção, é do Eddie Vedder e também é estupenda.
.
.
.
.
.
A gente se vê nesse "ACLAMADO" 2011.

4 comentários:

Anônimo disse...

pelo que vejo, curtiu o filme...

Anônimo disse...

Olha, se tem alguém que perdeu o bonde da vida, esse algúem definitivamente não é você!
Lila

dex disse...

Engraçado(ou não), mas enquanto lia os 1ºs parágrafos, alguém me perguntou: tá "carregado" ai? Deitado no sofá interrompi a leitura e viajei comigo: carregado o que? o celular? o controle da net? o controle da tv? o mp3? o note book? Afinal, tinha tudo isso no colo...Mas não, só queriam pilhas carregadas pro controle do video game...ah bom...ts

Meu Mundo....??? disse...

O mundo anda tão complicado♪
A cada dia temos dezenas de obstaculos pela frente, as vezes enfrentamos de peito aberto, outras simplesmente ignoramos...Não é facil passar por todos sem que caia aumenos um!

Este filme é otimo, nos mostra um outro lado; talvez uma segunda opção.
A Trilha sonora é realmemente espetacular!!!

Postar um comentário

fala que eu te escuto: