segunda-feira, 28 de março de 2011

...

. . .

quinta-feira, 24 de março de 2011

FANTASIA x REALIDADE (MAS QUAL REALIDADE?)

FANTASIA x REALIDADE (MAS QUAL REALIDADE?)

O que é fantasia e o que é realidade dentro de você? Na sua vida? Na visão que as pessoas possuem de você? Na visão que você mesmo possui de você? Você é 100% verdadeiro? Vive no mundo real? Transmite a realidade?

Nem sempre somos exatamente como gostaríamos de ser, nem sempre alcançamos tudo o que almejamos, e nem sempre vivemos tudo o que gostaríamos. Muitos, frustrados com tal realidade criam um mundo fantasioso. Iludem-se e iludem a outros com mentiras e ilusões. Vamos a exemplos para ficar bem claro:

- Ah, não passei na entrevista porque não me interessei muito pela empresa. / Enquanto na realidade era tudo o que queria.
- Ah ,foi eu quem terminei o namoro, ele não era bem o que eu queria. / Ele(a) terminou o namoro e você ficou arrasada(o).
- A culpa de eu ficar para recuperação, é da professora. Ela foi injusta na hora da nota. / Não estudou, brincou o semestre inteiro.
- Eu sou feliz, sou bonita, tenho um bom emprego, muitos amigos, casa própria, carro. / Tem sim um vazio enorme que nada consegue preencher.
O ser humano tem mania de se esconder-se atrás de propagandas enganosas que faz de si mesmo. Passa uma imagem ilusória, fantasiosa. Possuem medo da realidade. Ou acham-na sem graça. Insastifeitos com a vida que levam, usam válvulas de escapes para não encarar o mundo real. Isso tende a virar uma bola de neve. O que seria um remédio momentâneo vira dependência até não mais fazer efeito. Mas mesmo assim, é mais fácil se esconder de si mesmo do que encarar uma mudança? Se examinar e perceber que sua vida é fruto do que você plantou?
Fora que esse comportamento muitas vezes pode fazê-lo perder o senso do que é realidade e do que é fantasia. E acostumar-se com o mundo fantasioso a tal ponto de viver e acreditar na própria mentira. O fato é que a corda bamba e suspensa da realidade nua e crua, é muito difícil de se equilibrar. Nos ver quem realmente somos, com falhas de caráter, "defeitos" físicos, frustrações. É mais fácil esconder-se atrás do "sucesso pessoal", atrás de mentiras, atrás de aparências, atrás de uma imagem que se passa...é mais fácil e tentador. A vida parece tornar-se mais interessante, ao menos se tem muitas historias fantásticas (mentiras) para contar.
.
.
.
Por outro lado (PARADOXO?), o materialismo moderno tira das pessoas a necessidade de se sentirem responsáveis por tudo na vida, assim como a religião! Recoloquemos a responsabilidade nas nossas mãos mesmo sem respostas claras e reconfortantes. O universo é muito grande e cheio de mistérios.
- Por que continuamos recriando a mesma realidade?
- Por que continuamos tendo os mesmos relacionamentos?
- Por que continuamos tendo os mesmos empregos repetidamente?
- Nesse mar infinito de possibilidades que existem à nossa volta, por que continuamos recriando as mesmas realidades?
- Não é incrível existirem opções e potenciais que desconhecemos?
- É possível estarmos tão condicionados à nossa rotina, tão condicionados à forma como criam nossas vidas, que compramos a idéia de que não temos controle algum?
Fomos condicionados a crer que o mundo externo é mais real e importante que o interno. E é justamente o contrário. O que acontece dentro de nós é que vai criar o que acontece fora. Existe uma outra realidade que é absolutamente sólida, mas só começa a existir quando colide com outro pedaço de sua realidade. Esse outro pedaço pode ser a gente, claro que somos parte desse momento, mas não precisa necessariamente ser. Pode ser uma pedra que venha voando e interaja com toda essa bagunça, provocando um estado particular de existência.
... ... ...
... ...
...
Misturando outros mil pensamentos, lembrei-me de vários filmes, um em especial:
Você abre a porta e entra
Está dentro do seu coração
Imagine que sua dor é uma bola de neve que vai curar você
Esta é sua vida
É a última gota pra você
Melhor do que isso não pode ficar
Esta é sua vida
Que acaba um minuto por vez
Isto não é um seminário
Nem um retiro de fim de semana
De onde você está não pode imaginar como será o fundo
Somente após uma desgraça conseguirá despertar
Somente depois de perder tudo, poderá fazer o que quiser
Nada é estático
Tudo é movimento
E tudo esta desmoronando
Esta é sua vida
Melhor do que isso não pode ficar
Esta é sua vida
E ela acaba um minuto por vez
Você não é um ser bonito e admirável
Você é igual à decadência refletida em tudo
Todos fazendo parte da mesma podridão
Somos o único lixo que canta e dança no mundo
Você não é sua conta bancária
Nem as roupas que usa
Você não é o conteúdo de sua carteira
Você não é seu câncer de intestino
Você não é o carro que dirige
Você não é suas malditas calças
Você precisa desistir
Você precisa saber que vai morrer um dia
Antes disso você é um inútil
Será que serei completo?
Será que nunca ficarei contente?
Será que não vou me libertar de suas regras rígidas?
Será que não vou me libertar de sua arte inteligente?
Será que não vou me libertar dos pecados e do perfeccionismo?
Digo: você precisa desistir
Digo: evolua mesmo se você desmoronar por dentro
Esta é sua vida
Melhor do isso não pode ficar
Esta é sua vida e ela acaba um minuto por vez
Você precisa desistir
Estou avisando que terá sua chance
"(Tyler Durden; Clube da Luta)"
Fontes: http://neuroticaeunao.blogspot.com/2011/02/o-que-e-realidade-x-o-que-e-delirio.html http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/09/quem_somos_nos.html http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2005/02/clube_da_luta.html

quarta-feira, 23 de março de 2011

I.n.t.e.r.l.u.d.e . . .

Essa minha banda me ajuda em muitos aspectos. Sempre fui muito tímido e com ela, eu consegui vencer alguns obstáculos dentro de mim. Pode parecer uma coisa boba, mas ela também me ajuda a exercitar a humildade, o companheirismo, a persistência e superação. Com ela, eu me auto realizo.
Já não bastasse isso, algumas pessoas já me escreveram para dizer que foi "arrastada" para o show por amigos, não sabia quem tocaria e se deparou conosco. E que nosso show salvou a noite dela. Já vi gente chorando na primeira fila. Teve gente que se aproximou depois do show e disse que adorava The Cure. Perguntei: - Há muito tempo? Resposta: - À partir de hoje. brrrr...arrepia. Esse tipo de reconhecimento é muito gostoso. Talvez uma coisa não muito comum na "vida real", a familiar ou coorporativa, e vêm à tona logo no mundo irreal do sonho rock and roll? Que ironia.
E toda essa resposta e carinho não me deixam de ego inflado não. É claro que fico muito satisfeito com isso, mas é justamente porque eu também sinto essas coisas num bom show.
E não me chamem mais de Robert Smith...rs...Sou o Samuel, pai do Ian e do Yuri e só pego as músicas emprestadas pra mim enquanto no palco. E lá, elas são minhas....hehehe
-------------------------
Uma música linda do Ludov:
Refúgio
Ando contra o tempo
Vou correndo quando dá
Tenho que ir à pé
sem muita fé não chego lá
Com o passar dos anos
Eu aceito o que se diz
Sem entender por quê
É bom saber chorar pra ser feliz
Meu refúgio
Minha redenção
É ver você acreditar em mim
Com força e precisão
Esse seu olhar
É minha salvação
Trancos e barrancos
Volta e meia, outro lugar
Abre-se a paisagem
A viagem é não chegar
Hoje todos fogem
Do que ontem era lei
O sul já virou norte
Foi por sorte que eu encontrei
Meu refúgio
Minha redenção
É ver você acreditar em mim
Com força e precisão
Esse seu olhar
É minha salvação
E meu alívio
Minha proteção
É ver você me incentivar assim
Não há mais confusão
Esse seu olhar
Esse seu olhar

segunda-feira, 21 de março de 2011

...e a humanidade não se cansa...

...de me decepcionar. Essa tragédia de proporções bíblicas a que o Japão sofreu nos mostra mais uma vez a face egoísta, mesquinha, narcisista e escura das pessoas. É de se espantar. O governo americano e alguns europeus vinham acusando o governo japonês de estar escondendo a gravidade do desastre nas usinas nucleares. A preocupação, é lógico, é com seus devidos umbigos. O receio de que a radiação chegasse a seus lares. É só no Japão? Então fodam-se eles. Solidariedade é só diplomacia. Não bastasse a devastação, ainda ter que ouvir isso...
...e a população japonesa ainda dá exemplo de dignidade e integridade. Filas quilométricas nos poucos supermercados que tem algum alimento. Ninguém fura fila, não há registro de saques, arrombamentos e quando o estoque zera, eles dividem com quem ainda estava na fila. Como acham que seria no Brasil? Bom, pelos comentários que temos ouvido de quê esses japoneses são "trouxas" com essa atitude, dá até náusea pensar nisso.
Estamos entrando no time dos "desenvolvidos"? "Primeiro Mundo?" Se isso for medido pelo Pré-Sal ou a abertura de linhas de crédito para comprar automóveis, estamos mais perdidos do que nunca. Talvez daqui a alguns milênios a gente conquiste isso, apesar de eu não acreditar. Já nascemos do assalto, dos saques, das tomadas de posse de terras, da enganação...alguém vê uma semente de que isso possa mudar?
Não digo que o Japão seja perfeito. Já vi matérias bizarras sobre a juventude de lá. Coisa feia feia. Influência clara do ocidente nas mentes talvez ainda vulneráveis de jovens. Globalização. Longe de achar o Japão um paraíso, mas com muitos valores coletivos morais que eles parecem considerar sobre os individuais.
Aqui, não se rouba para comer (como se fosse desculpa, mas passar fome também é um crime...assunto profundo) e se mata por desdém à vida. Se mata por...diversão? Se trai por esporte?
...
Mudando um pouco de assunto, ou nem tanto, talvez...Ontem fui levar meus kids no cinema. 3D. Filme: Animais Unidos jamais serão vencidos. M.A.R.A.V.I.L.H.A de filme! Os animais sempre nos ensinando amor incondicional, respeito e tudo aquilo que é básico e a gente não tem mais. Seja no cinema ou na vida "real". E a companhia do Ian, Aninha e Yuri me recarregam de energia para a semana e também de esperança de que eles construam um mundo melhor. Ou que não sejam corrompidos por este. Eles me fazem me lembrar de minha natureza básica.
...
Boa semana a todos!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Kseniya Simonova

Eu fiquei maravilhado. Arrepiado.
O poder da arte e criatividade do ser humano é estupendo! Esculpimos, pintamos, criamos instrumentos e os tocamos, atuamos, cantamos e inventamos histórias.
Acho que somos animais que aprendem pela emoção, basicamente. Tiramos lições (ou deveríamos) das alegrias, tristezas e dores. Tentar anular isso é ser diamante bruto, sem sentido. Guardado dentro de um cofre escuro sem luz para refletir e brilhar. Fazer tudo pela razão é perder a razão. De ser humano. Fazer de tudo, forçar-se a não mais sofrer, causa...sofrimento.
...
Enfim, só queria dizer que se a arte é feita para emocionar, essa moça aí é uma artista de mão cheia.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Sobre estrelas e cometas

Quem sabe estrelas e cometas e tudo o que as mãos não alcançam quem sabe sentir e ver o que os olhos desviam quem sabe a queda não nos faça dar o pulo mais alto quem sabe o longe nos deixe mais perto e o escuro nos clareie os pensamentos quem sabe o frio do inverno nos aqueça e nos traga os sonhos que sonhamos quem sabe esse barulho todo nos faça calar e apreciar o silêncio quem sabe o vento que bate forte nos carregue para além do horizonte sob estrelas e cometas e tudo o que nos preenche sob sons e sentidos que nos deslumbram e nos entendeeeeeeeeeeee

--------

by Samuel S/A

Para ouvir essa música acima, nos visite no myspace: www.myspace.com/samuelsa2010

Abraços!