É tempo de reflexões do camarada aqui. Hoje mesmo trocando e-mails com uma amiga, o assunto original foi-se desviando até chegar em...empregos e tempo. Compartilho com vocês:
- a vida é um tanto curiosa...a gente planeja ter um emprego "bom", sonha com tudo o que vai querer ter, ser, conseguir, etc....
depois planeja como fazer para nos livrarmos dele... rs
acho que é da natureza humana, né?
eu nem lembro com o que sonhava antes de começar a trabalhar, tipo, o que planejava fazer com o meu salário. Estranho né? Eu devia planejar um monte de coisas, porque não tinha dinheiro pra nada... mas não lembro!!!! nossa...
...e o ser humano nunca está satisfeito mesmo. Quando arruma emprego, quer comprar coisinhas com seu próprio dinheiro, roupas, celular...ir viajar....depois é comprar carro. depois é trocar o carro por outro melhor....rsrs...depois apto, depois outro maior. E outro carro maior e assim vai...e continua sem ter dinheiro para "nada".
E poucos são os "sortudos" que trabalham no que gostam. Ou usa seus talentos ou dons no trabalho. Posso estar errado, mas é cada vez mais raro.
As pessoas fazem medicina porque gostam de ajudar outras pessoas ou só pq o salário é bom?
e isso me faz pensar também em como o tempo voa. pq depois dos 20 anos, 20 e pouco a sensação de que cada ano passa tão mais depressa. É até assustador. Pq quando somos criança o tempo passa devagar? as férias duram, a escola nunca termina, o Natal demora....já pensou sobre? e outra coisa quando somos crianças, sem vícios ainda: - a gente briga com o amigo e logo em seguida já está de bem. Apanha da mãe, fica emburrado e quando ela chama pro almoço já tá tudo bem...a gente devia ter coisas de crianças a vida inteira, sem se envenenar. Então acho que para crianças o tempo dura mais pq é aproveitado. Não é rotineiro. Mesmo com escola e tudo mais, "sobrava" tempo para brincar, fazer lição e... sonhar. imaginar e inventar. e brincadeiras renovadas, amizades novas sempre, desafios por todos os lados, medos superados. Depois a gente vira adulto condicionado. mecanizado, regrado e padronizado. viciado e exigido. cobrado. enfim, cercado por padrões de como ser e agir. somos muito consumidores e menos pessoas.
Pensei sobre isso olhando o Yuri brincando no sitio com Ian e meus sobrinhos.
Mas ela matou a charada, tão simples:
O segredo para essa percepção de criança na verdade é algo muito simples: as crianças vivem o presente!
E você, onde está agora? Aqui? deste lado ou daquele? no amanhã? Ou no ontem?