quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Completei 34 anos. Será que já sou adulto? O que é ser adulto? Como cheguei até aqui? Alguém imaginava, com 17 anos, como seria ter mais de 30? Nunca né? Isso jamais passa pela cabeça. Temos preocupações demais para pensar nisso. E agora? Como deve se portar um adulto? Chegar do trabalho, jantar assistindo Jornal Nacional, descarregar o Stress do dia na esposa e nos filhos? Planejar trocar de carro todo ano? É ser absoluto? Ter equilíbrio sempre? Dono das verdades? Não errar? Trabalhar, comer e dormir? Ter uma família de novela? De catálogo de condomínio? Não sei. Acho que não cresci ainda...me sinto com 20 anos. A responsabilidade nos cobra atenção todos os dias e a encaramos bravamente. As contas, os filhos, a esposa, o chefe, a mãe, o pai...Adulto pode jogar video game com o filho? ou é só cobrar que ele escove os dentes? Adulto pode rolar no tapete com as crianças? Pode "brincar" de tocar violão? E jogar jogos de tabuleiro? Pode sair para dançar? ou é só fazer mercado, assistir Faustão e conversar sobre o clima...pode gostar de bandas novas? ou ficar no velho Robertão e Legião...tocar numa banda? Pára com isso...coisa de adolescente. Me recuso a ser adulto nesses moldes. Meus filhos me verão como uma amigão e não como um chefão ditador. E o respeito será recíproco sempre. O Yuri tem 3 anos e já foi mais na praia do que eu até os 25. Às vezes (sempre?) sou bem inocente mesmo. Ou espontâneo e ingênuo demais...um pateta, admito. E isso às vezes irrita demais algumas pessoas. Perdem a paciência porque sou muito paciente, vejam só... Acomodado? Que problema tem gostar da vida que leva? Claro que planejar é bom, se auto-desafiar constantemente, crescer e todo blá blá blá de revistas de auto-ajuda e palestras corporativas...mas isso não é VIDA. Resumiram a vida em propagandas e merchandise. Em status e ostentações. Padronizaram o que é uma pessoa de sucesso, como se todos fossem iguais, como se pensássemos iguais. Um cargo vale muito mais que uma pessoa. Então, me recuso a parecer. Prefiro ser. Prefiro viver do que me preocupar com o futuro distante que pode nem chegar. As conquistas virão, eu não tenho dúvida disso. E as quero e vou agarrá-las, se não nessa esquina, na outra, pode acreditar. Frase batida, simples e verdadeira: "Vida é aquilo que acontece enquanto você está ocupado planejando o futuro..." John Lennon Acho que esse não morreu arrependido.

3 comentários:

Tati disse...

As vezes me sinto assim tmb...Neste lugar cheios de cobranças, em ser a mãe perfeita, a esposa em que serve seu marido, a dona de casa que sempre está dispota a comandar suas panelas, vasoras e afins...Ser a pessoa boazinha em que todos "gostam"...
Não sou assim, não consigo ser assim, talvez não quero ser...

What Are You Going to Do with Your Life? disse...

Dá tempo de pensar em você?

Tati disse...

Eu penso muito.....mais ajo pouco!!!!

Postar um comentário

fala que eu te escuto: